A energia elétrica do imóvel a ser alugado estará ligada ou desligada?
Depende. Essa informação será fornecida durante a negociação do contrato.
Caso esteja desligada, quem realiza a solicitação de ligação?
Para os imóveis com a energia elétrica desligada, o responsável em realizar o pedido de ligação é o próprio locatário.
Quando deve-se solicitar a ligação da energia elétrica?
Após a assinatura do contrato de locação.
Como é realizada a solicitação de ligação de energia?
A solicitação pode ser realizada de duas formas: presencialmente em uma das lojas de atendimento da concessionária de energia elétrica que ou através site www.celesc.com.br
Para realizar a solicitação de ligação da energia elétrica é necessário apresentar algum documento?
Sim, os seguintes documentos:
Pessoa Física
- Contrato de locação
- Cópia e original do RG e CPF (ou outro documento oficial com foto)
- Número da Unidade Consumidora (a informação será fornecida pela imobiliária)
Pessoa Física: estrangeiros
- Contrato de locação
- Passaporte original ou RNE (Registro Nacional de Estrangeiros)
- CPF emitido para estrangeiros
- Número da Unidade Consumidora (a informação será fornecida pela imobiliária)
Pessoa Jurídica: Empresa Ltda
- Contrato de locação
- CNPJ
- Última alteração do contrato social, se consolidado (se não for consolidado, deverá apresentar o contrato social e as alterações existentes). O contrato é aceito tanto na via original, quanto cópia autenticada ou cópia impressa contendo o certificado timbrado da JUCESC.
- Documento original RG e CPF (ou outro documento oficial com foto) ou cópias autenticadas do representante legal da empresa.
- Número da Unidade Consumidora (a informação será fornecida pela imobiliária)
Pessoa Jurídica: Empresa Individual
- Contrato de locação
- CNPJ
- Formulário de empresário individual.
- Documento original RG e CPF (ou outro documento oficial com foto) ou cópias autenticadas do representante legal da empresa.
- Número da Unidade Consumidora (a informação será fornecida pela imobiliária)
Pessoa Jurídica: Associação/Condomínios/Sociedades Anônimas (SA)
- Contrato de locação
- CNPJ
- Estatuto social
- Ata com eleição da última diretoria. No caso de Síndico de Condomínios, ata da Assembléia que nomeou o Síndico.
- Documento original RG e CPF (ou outro documento oficial com foto) ou cópias autenticadas do representante legal da empresa.
- Número da Unidade Consumidora (a informação será fornecida pela imobiliária)
Em qualquer dos casos acima, caso o pedido seja realizado por procurador, o locatário deverá reunir a seguinte documentação:
- Procuração pública ou administrativa (essa última com firma reconhecida)
- RG e CPF originais (ou outro documento oficial com foto) ou cópias autenticadas do procurador.
A concessionária poderá se recusar a ligar a energia em algum caso?
Quando o imóvel não estiver adequado ao padrão de entrada exigido pelas normas da concessionária. Nesse caso o proprietário por providenciar e pagar a adequação necessária, salvo alguma negociação específica.
Caso haja algum débito em seu nome em outra Unidade Consumidora.
E se a energia elétrica estiver ligada, qual o procedimento?
Quando a energia elétrica do imóvel estiver ligada pode-se proceder de duas formas:
1 - Ir até uma loja da Celesc e solicitar a troca de titularidade para o nome do locatário. Para isso, é necessário apresentar uma cópia simples e o original dos documentos abaixo:
Pessoa Física
- Contrato de locação
- RG e CPF (ou outro documento oficial com foto)
Pessoa Física: estrangeiros
- Contrato de locação
- Passaporte ou RNE (Registro Nacional de Estrangeiros)
- CPF emitido para estrangeiros
Pessoa Jurídica: Empresa Ltda
- Contrato de locação
- CNPJ
- Última alteração do contrato social se consolidado (se não for consolidado, deverá apresentar o contrato social e as alterações existentes).
- RG e CPF (ou outro documento oficial com foto) do representante legal da empresa.
Pessoa Jurídica: Empresa Individual
- Contrato de locação
- CNPJ
- Formulário de empresário individual.
- RG e CPF (ou outro documento oficial com foto) do representante legal da empresa.
Pessoa Jurídica: Associação/Condomínios/Sociedades Anônimas (SA)
- Contrato de locação
- CNPJ
- Estatuto social
- Ata com eleição da última diretoria.
- RG e CPF (ou outro documento oficial com foto) do representante legal da empresa.
2 - Apresentar uma cópia autenticada dos documentos indicados para cada caso e a Giacomelli realiza a transferência.
Observação importante: Caso você prefira fazer a troca de titularidade diretamente, as chaves do imóvel somente serão liberadas com a apresentação da troca de titularidade já executada.
Se houver débitos em meu nome de energia elétrica de outra Unidade Consumidora a Giacomelli conseguirá realizar a transferência para o meu nome?
Em caso de faturas pendentes em outras unidades consumidoras, a concessionária não vai efetuar a mudança de titularidade, por esse motivo é importante que esteja regularizado.
Quando a Giacomelli ficar responsável pela mudança de titularidade como serei informado de que o processo foi finalizado?
Você receberá um e-mail da Giacomelli informando que a conta já está em seu nome e com todas as informações necessárias para obtenção e pagamento das próximas faturas.
E se eu não receber a fatura de energia elétrica?
Você pode retirar diretamente no site da concessionária com o número da Unidade Consumidora e senha.
Quando o imóvel alugado possui fatura de água, como será realizada a mudança de titularidade da conta?
A mudança de titularidade referente a cobrança de água será feita sempre pela imobiliária.
Quais os documentos necessários para imobiliária transferir a conta de água para o meu nome?
Dependendo do tipo de contrato, devem ser entregues à imobiliária os documentos listados abaixo, todos autenticados:
- Pessoa Física
- RG e CPF (ou outro documento oficial com foto)
- Pessoa Física: estrangeiros
- Passaporte ou RNE (Registro Nacional de Estrangeiros)
- CPF emitido para estrangeiros
- Pessoa Jurídica: Empresa Ltda
- CNPJ
- Última alteração do contrato social se consolidado (se não for consolidado, deverá apresentar o contrato social e as alterações existentes).
- RG e CPF (ou outro documento oficial com foto) do representante legal da empresa.
- Pessoa Jurídica: Empresa Individual
- CNPJ
- Formulário de empresário individual.
- RG e CPF (ou outro documento oficial com foto) do representante legal da empresa.
- Pessoa Jurídica: Associação/Condomínios/Sociedades Anônimas (SA)
- CNPJ
- Estatuto social
- Ata com eleição da última diretoria.
- RG e CPF (ou outro documento oficial com foto) do representante legal da empresa.
E se o imóvel não tiver ligação de água, como devo proceder?
A imobiliária é a responsável por fazer o pedido e para isso precisará dos documentos listados abaixo, todos autenticados:
- Pessoa Física
- RG e CPF (ou outro documento oficial com foto)
- Pessoa Física: estrangeiros
- Passaporte ou RNE (Registro Nacional de Estrangeiros)
- CPF emitido para estrangeiros
- Pessoa Jurídica: Empresa Ltda
- CNPJ
- Última alteração do contrato social se consolidado (se não for consolidado, deverá apresentar o contrato social e as alterações existentes).
- RG e CPF (ou outro documento oficial com foto) do representante legal da empresa.
- Pessoa Jurídica: Empresa Individual
- CNPJ
- Formulário de empresário individual.
- RG e CPF (ou outro documento oficial com foto) do representante legal da empresa.
- Pessoa Jurídica: Associação/Condomínios/Sociedades Anônimas (SA)
- CNPJ
- Estatuto social
- Ata com eleição da última diretoria.
- RG e CPF (ou outro documento oficial com foto) do representante legal da empresa.
Serei informado quando o processo de mudança de titularidade da conta de água for concluído?
Sim, você receberá um e-mail da Giacomelli com todas as informações referentes à mudança de titularidade e outras informações necessárias para o acesso às faturas para pagamento.