O que é uma vistoria de entrada?
A vistoria de entrada é o registro das condições do imóvel e de seus itens no início da locação.
Qual o objetivo da vistoria?
Garantir a segurança das partes envolvidas no contrato de locação: do locador de que na desocupação nada seja cobrado além do que consta relatado na vistoria e do proprietário de que o imóvel seja devolvido nas mesmas condições que estava no início da locação.
O que é registrado na vistoria?
A vistoria é bastante detalhada, com fotos e descrições completas das condições do imóvel. Registra as condições aparentes do imóvel e é organizada por cômodos, contemplando itens como:
- Pintura, estado das paredes, pisos, portas, janelas;
- Torneiras, pias, chuveiros, vasos sanitários;
- Iluminação, interruptores, disjuntores, tomadas;
- Acessórios, utensílios, decorações;
- Mobílias;
- Equipamentos.
Como é realizada a vistoria de entrada?
É realizada uma verificação minuciosa de todas as instalações, móveis e objetos que farão parte da locação, e então, descrito o seu real estado.
O locatário pode entrar no imóvel antes da vistoria de entrada estar assinada?
Não, a vistoria precisa ser feita e assinada antes que o proprietário entre no imóvel, pois é necessário relatar o estado em que o imóvel está e que deve ser devolvido ao final da locação.
O locatário deve assinar a vistoria de entrada sem ter feito a conferência do imóvel?
O locatário tem um prazo de 72 horas úteis a partir da data de entrega das chaves para questionar qualquer divergência, efetuando uma contestação do Laudo inicial e encaminhando para a Giacomelli que vai verificar a sua contestação e se necessário, fazer um Termo Aditivo a Vistoria de Entrada, onde sua contestação será descrita.
Se o imóvel estiver com a energia elétrica desligada como o locatário pode testar os equipamentos eletrônicos?
O locatário pode encaminhar a contestação e até 72 horas úteis após a ligação da energia elétrica ocorrer.
Como devo assinar a vistoria de entrada?
Você assinará eletronicamente sua vistoria através do sistema DocuSign. É um processo simples e intuitivo. Não há custo algum para um usuário assinar um documento, nem há necessidade de se inscrever ou se cadastrar. Participam deste processo o proprietário, o locatário e demais colaboradores da Giacomelli. O documento só é finalizado após a conclusão das rubricas e assinaturas de todas as partes presentes no documento. O proprietário receberá uma mensagem no seu celular, com um código de acesso, para realizar a assinatura via e-mail. Acesse o link para tirar as suas dúvidas: https://sites.google.com/giacomelli.com.br/vistoriaeletronica/
O que é o sistema DocuSign?
As assinaturas eletrônicas da DocuSign são legais e válidas para praticamente todas as transações (comerciais ou pessoais) na maioria dos países. Elas estão de acordo com leis britânicas, com a Regulação n° 910/2014 da União Europeia sobre identificação eletrônica e também com diversas leis e estatutos internacionais. No Brasil esta solução possui força legal, incluindo Certificados Digitais ICP Brasil que estão totalmente em conformidade com a legislação brasileira, incluindo, mas não se limitando, à Medida Provisória 2.200-2, Código Civil Brasileiro, Resoluções do Comitê Gestor do ICP e Instruções Normativas do ITI – Instituto Nacional de Tecnologia da Informação que regulam a matéria. Combinada aos registros de auditoria, selos de segurança, autenticações exigentes e segurança de nível bancário, uma assinatura digital com DocuSign é consideravelmente mais “válida” do que uma assinatura à tinta, graças a enorme gama de evidências possíveis de serem levadas à júri. A DocuSign tem um histórico positivo no que diz respeito a prover dados e evidências a seus usuários no momento de defender seus documentos contra repúdio. Além disso, a DocuSig se dispõe a atestar a validade de seus serviços, garantindo completamente a adequação com os regulamentos locais – é a única companhia de gerenciamento de transações digitais (DTM) a fazer isso.
Para entender melhor sobre as leis que permeiam as assinaturas digitais em um país específico, acesse o Global Legality Guide.
É seguro usar o serviço da DocuSign?
A DocuSign segue as práticas mais valorizadas do mercado para garantir a segurança de dados e conteúdo de transações. Cada assinatura eletrônica é única, documentavel, encriptada e auditada com selos de segurança. Fazemos questão de assegurar a confidencialidade de todas as transações e de manter os registros de auditoria de todas as assinaturas.
A segurança de nível bancário oferecida pela DocuSign conta com:
- Altos padrões de compliance com fortes diretrizes de segurança;
- Encriptação total de documentos;
- Acesso altamente seguro baseado em opções robustas de autenticação;
- O nível mais forte possível de exigências e anti-repúdio de suas transações.
Para mais informações sobre as características de segurança da DocuSign, clique aqui.
O que é assinatura eletrônica?
A assinatura eletrônica possui a mesma equivalência jurídica da assinatura física, alterando basicamente a forma e o meio de como ela é realizada. Acesse o link para tirar suas dúvidas sobre assinatura eletrônica: http://www.giaco.me/lli/assinaturaeletronica
Quem pode assinar a vistoria de entrada?
A vistoria só poderá ser assinada pelo Locatário ou pessoa expressamente autorizada pelo mesmo, no contrato de locação, através de um e-mail pessoal.
Qual o prazo para assinar a vistoria?
A assinatura da vistoria deve ocorrer assim que o documento for recebido. As chaves do imóvel só serão entregues ao Locatário, após a assinatura da vistoria e do contrato de locação.
Quem pode assinar a vistoria de entrada?
Somente o Locatário ou pessoa expressamente autorizada pelo mesmo, no contrato de locação que poderá assinar o Laudo de vistoria. Este receberá um e-mail com o laudo de vistoria eletrônico para assinatura, conforme e-mail informado na ficha de cadastro e o mesmo constante no contrato de locação.