É responsabilidade do proprietário entregar o equipamento devidamente revisado no início da locação,
para que o locatário possa dar continuidade as revisões periódicas ao longo da locação e,
consequentemente, para que os vistoriadores possam cobrar a entrega do equipamento também
revisado, diante de sua eventual desocupação da unidade.
Caso o proprietário não o entregue devidamente revisado, os vistoriadores de saída não terão como
cobrar do locatário que o entreguem desta forma e, isso poderá diminuir consideravelmente a vida útil
do equipamento durante os anos de locação.
Referente ao período de locação, caso seja avaliado pelo técnico problema em uma das peças do
equipamento de ar condicionado, cujo diagnóstico aponte problemas relacionados ao desgaste natural
da peça e depreciação natural do equipamento, caberá ao proprietário prestar tal manutenção, visto que
o locatário paga para utilizá-lo e tê-lo em funcionamento e, não foi o causador do problema.
É importante ressaltar que, em casos de troca de peças ou do próprio equipamento, o proprietário
deverá se prontificar com agilidade em busca da resolução deste problema, pois a refrigeração do
ambiente, dependendo das circunstâncias é crucial, como em questões empresariais, por exemplo.
Ou seja, o ideal é que o proprietário entregue o equipamento devidamente revisado, com o selo da
assistência técnica ou laudo de revisão, indicando a última data em que fora prestada a manutenção ao
equipamento, para que desta forma, possa se manter um ciclo de manutenções ao longo da locação.